Casos de asma, rinites e sinusites alérgicas podem ser agravados dependendo do tipo de alimentação.

Alguns alimentos são considerados inflamatórios e podem aumentar a formação de muco e a inflamação dos tecidos associados.

Bebidas alcoólicas, principalmente as fermentadas, alimentos muito processados como embutidos e o açúcar refinado têm sido os principais alimentos associados ao aumento da produção de muco e da inflamação dos tecidos, piorando quadros alérgicos.

Já o leite e seus derivados, podem engrossar o muco, promovendo e piorando a congestão nasal. Alimentos apimentados e muito temperados também podem desencadear processos alérgicos.

Nem sempre a causa das alergias é alimentar, mas é importante que estejamos conscientes dos alimentos que consumimos, ouçamos nosso corpo e fiquemos atentos aos sinais, dessa forma, podemos atuar na prevenção das alergias, e ainda, diminuir sua intensidade e frequência.

Deixe uma resposta

Dra. Ananda Soares

Dra. Ananda Soares é especialista em otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Também é especializada em Rinologia, Cirurgia Vídeoendoscópica dos Seios da Face e Otorrinopediatria.
Agendar consulta
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?