A alimentação influi mais do que pensamos no aparelho respiratório. Uma alimentação rica em vitaminas contribui para fortalecer as defesas do organismo e evitar doenças respiratórias.

Certos alimentos como leite e ovos, quando consumidos em excesso, podem piorar crises asmáticas, já alimentos como cebola e alho ajudam no combate à bronquite, por exemplo.

Uma pesquisa realizada na Inglaterra e no país de Gales mostrou que as crianças que ingeriam duas ou mais frutas por dia, respiravam melhor e apresentavam menor risco de sofrer dispneia (dificuldade respiratória); ao contrário das que consumiam carnes processadas (presunto, embutidos como linguiça, salsicha, hambúrguer) que tinham a função pulmonar piorada.

As melhores fontes para evitar doenças respiratórias são vegetais e frutas, especialmente os de cor amarelo/laranja como cenoura, abóbora, mamão e manga; e os vegetais de folhas verde-escuras como espinafre, brócolis, couve e agrião.

Deixe uma resposta

Dra. Ananda Soares

Dra. Ananda Soares é especialista em otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Também é especializada em Rinologia, Cirurgia Vídeoendoscópica dos Seios da Face e Otorrinopediatria.
Agendar consulta
Agendar consulta
Olá! Quer ter mais informações para agendar sua consulta?